Untitled Document
Instituto de história

Pós-Graduação






PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO


Regulamento do programa de Pós-Doutorado do Instituto de História


O Programa de Pós-Doutoramento do Instituto de História tem por finalidade fortalecer e expandir as redes intelectuais e fomentar a pesquisa e o debate entre os professores do Programa dePós-Graduação em História Social - PPGHIS e do Programa de Pós-Graduação de História Comparada - PPGHC e pesquisadores-doutores interessados nessa interlocução acadêmica.


O pesquisador-doutor interessado em ingressar no Programa de Pós-Doutoramento do IH propõe inicialmente seu plano de trabalho a um professor de um dos Programas de Pós-Graduação(PPGHIS e PPGHC). O professor do IH ao aceitar ser supervisor do estágio pós-doutoral assume a interlocução com o projeto e a responsabilidade de incorporar o pesquisador às atividades acadêmicas do laboratório ou núcleo de pesquisa ao qual pertença. Os estágios pós-doutorais deverão sempre ser aprovados em reuniões do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em que o pesquisador irá atuar e podem ter a duração de três meses a dois anos, com possibilidades de renovação. Durante o período do estágio o IH coloca à disposição do pesquisador os recursos de que dispõe, no sentido de auxiliar a realização do plano de pesquisa proposto. Além do projeto de pesquisa, o plano de trabalho do pós-doutorando deve contemplar atividades no âmbito da Graduação e das linhas de pesquisa da Pós-Graduação.


Distinguem-se, para efeitos dos deveres do pós-doutorando, os requisitos para solicitação de ingresso no Programa de Pós-Doutoramento do IH, de acordo com o tempo de titulação e vínculo institucional. O pesquisador com cinco anos ou menos de doutoramento e o pesquisador nãovinculado a instituições de ensino superior deverá apresentar projeto de pesquisa; plano de trabalho com detalhamento das atividades acadêmicas a serem desenvolvidas na Graduação e da Pós-Graduação; plano de curso de disciplina para Graduação. O pesquisador com mais de cinco anos de doutoramento e o pesquisador vinculado a instituições de ensino superior, com licença das suas atividades docentes, deverá apresentar projeto de pesquisa e plano de trabalho com detalhamento das atividades acadêmicas a serem desenvolvidas no âmbito da Graduação e da Pós-Graduação. Entendem-se, por exemplo, como atividades que podem ser desenvolvidas por um pós-doutorando, em acordo com seu supervisor, a organização de seminários, a oferta de cursos na Graduação e da Pós-Graduação, a apresentação de palestras em disciplinas da Graduação e da Pós-Graduação, a orientação de pesquisas de Iniciação Científica.


Ao ingressar no Programa de Pós-Doutoramento do IH, o pesquisador assume o compromisso de desenvolver seu projeto de pesquisa, participar das atividades acadêmicas do IH, apresentar um relatório final com balanço do estágio pós-doutoral.


Regulamento aprovado em Reunião da Congregação do IH em 15 de dezembro de 2011.