A Resolução CEG 04/2004 estabelece que a monitoria tem por objetivos despertar no graduando o interesse pela carreira docente e assegurar a cooperação do corpo discente com o corpo docente, nas atividades de ensino. Assim, é atribuição do monitor auxiliar os professores nas suas atividades didáticas. No entanto, vedada a substituição do docente pelo monitor na preparação, ministração e avaliação de atos escolares, bem como exercício de qualquer atividade administrativa.

Assim, para melhor definir as atividades que podem ser exercidas pelo monitor, o Instituto de História recomenda que os orientadores de monitoria incentivem os monitores a:
• Acompanhar e contribuir a preparação do planejamento da disciplina;
• Auxiliar na administração da produção material da disciplina, organizando listagens de e-mails da turma; acompanhando o cômputo da presença discente; mantendo a organização e atualização dos textos e materiais bibliográficos da disciplina;
• Acompanhar ativamente as aulas ministradas;
• Organizar atividades extra-classe de natureza acadêmica e cultural;
• Dirigir grupos de estudos, aprofundando os debates realizados em sala de aula;
• Conduzir estudos dirigidos em sala de aula;
• Promover a exibição e acompanhar os debates de filmes em sala de aula;
• Realizar pesquisas para levantamentos bibliográficos;
• Realizar levantamentos de novos instrumentos de pesquisa, inclusive os da internet;
• Contribuir para o aprendizado dos padrões de edição de textos acadêmicos e de suas regras de referência bibliográfica;
• Sugerir bibliografia de apoio e resenhas;
• Aplicar exercícios de fixação da matéria previamente lecionada;
• Estar presente, junto ao professor, quando da aplicação de testes ou provas orais;
• Acompanhar o processo de avaliação, aplicando testes ou provas escritas;
• Contribuir para a organização do diário de classe, do lançamento de notas e também para as atividades finais e de encerramento da disciplina.

O papel do monitor junto aos alunos, portanto, é o de desenvolver atividades de apoio para incrementar o aproveitamento das atividades propostas pelo professor. Não é permitido que o monitor prepare atividades sem a supervisão do professor, ministre aulas e corrija provas.

O Instituto de História, portanto, entende que o papel dos orientadores de monitoria é sensibilizá-los para as tarefas inerentes é prática docente, sendo a monitoria uma oportunidade de desenvolvimento de sua formação profissional.

Aprovado na 4ª reunião ordinária da Congregação do IH realizada em 30 de novembro de 2011.