ComissaoEleitoralIH logoA Comissão Eleitoral do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro divulga as normas para a pesquisa eleitoral para os cargos de Diretor(a) e Vice-diretor(a) do IH (mandato 2024-2028).

Normas para a pesquisa eleitoral - mandato 2024-2028

As inscrições das chapas ocorrerão até 11 de setembro de 2024, por meio do e-mail ufrj.historia@gmail.com

Sala-Jos-Murilo-de-CarvalhoNo dia 13 de agosto de 2024, às 14h, o Instituto de História da UFRJ promoveu o descerramento de placa da Sala José Murilo de Carvalho, em homenagem ao nosso professor emérito, cientista político, historiador e imortal da Academia Brasileira de Letras, falecido no último 13 de julho.

Clique aqui para ver as fotos da cerimônia - créditos: Luiza Larangeira e Juliana Jardim.

reabertura predio teste agua 06jun24COMUNICADO À COMUNIDADE DO IFCS/IH SOBRE A REABERTURA DO PRÉDIO

Prezados Estudantes, Professores e Técnicos,

As coletas de água feitas nesta segunda-feira e quarta-feira, no circuito geral e nos bebedouros, resultaram em um laudo positivo para a potabilidade dos bebedouros e para a higiene do circuito hidráulico. Não há sinais de contaminação e o laudo definitivo está disponível publicamente. Agradecemos aos professores Marco Miguel, da Microbiologia, e Fabiana da Fonseca, da EQ, pela realização das últimas análises. Por estas razões, as duas unidades decidiram reabrir o prédio do IFCS e IH normalmente nesta sexta-feira 07/06 de 2024.

Rio de Janeiro, 06 de junho de 2024.

Leia o laudo aqui.

grade20242Grade horária 2024.2. Clique aquiaqui.

AAU-1Evento

"A UFRJ e a Ciência Africana"

Data: 4ª feira, 24 de abril, 17h
Local: Salão Nobre – IH/IFCS - Largo São Francisco de Paula, nº 1, 2º andar – Centro, Rio de Janeiro.

Mesa Redonda | Roundtable

África: Política Científica, Educação Superior e Mudança Social
Africa: Scientific Policies, Higher Education and Social Change

Prof. Claudio Pinheiro (IH e SGRI), Organizador
Prof. Olusola Oyewole (Secretário Geral, AAU, Gana)
Prof. Wallace de Moraes (NEABI e IFCS)
Prof. Pedro Magalhães (Magnífico Reitor, UAN, Angola)

Aula Magna | Instituto de História

"A Independência e o Ensino Superior em Angola", Magnífico Reitor Prof. Dr. Pedro Magalhães, Universidade Agostinho Neto, Angola.

Participantes pdf