A Biblioteca do IFCS foi fundada em 1960 e originou-se da junção dos acervos das bibliotecas da antiga Faculdade Nacional de Filosofia e do antigo Instituto de Ciências Sociais. As duas bibliotecas reuniam precioso acervo, sendo referência essencial para estudiosos das áreas de Sociologia, Ciência Política, Antropologia, História e Filosofia. Recebeu o nome de Marina São Paulo Vasconcellos em homenagem a catedrática de Antropologia e 1a. Diretora do IFCS, após a reforma universitária de 1968, que foi aposentada compulsoriamente pelo AI-5. É parte integrante do Sistema de Bibliotecas e Informação – SIBI, sendo a maior biblioteca do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ.
Atende a comunidade em geral para consulta local e, especificamente aos Cursos de Graduação e Pós-graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e do Instituto de História.
Marina São Paulo de Vasconcellos
("50 anos do IFCS"; acervo IFCS/UFRJ; rep. Núcleo Audiovisual de Documentação /IFCS)
Biblioteca do IFCS foi totalmente reorganizada e reinstalada no final dos anos 90 permitindo o acesso direto dos usuários às estantes dos livros. Sua entrada é no térreo e seu salão principal é dividido em 4 níveis:
• Térreo: computadores, mapotecas, mesas de estudos, salas de estudo em grupo, estantes com obras de referências, coleções mais procuradas, monografias, dissertações e teses;
• 1º Mezanino: estantes com livros de Filosofia;
• 2º Mezanino: estantes com livros de Ciências Sociais;
• 3º Mezanino: estantes com livros de História.
Possui uma significativa coleção de periódicos localizada no 2º andar. É uma biblioteca histórica, com coleções completas e que, em geral, nos surpreende.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 2ª a 6ª feira de 8h às 20h.
Saiba mais:
Acesse o portal da biblioteca e sua página no Facebook.