Nota Direção IH retorno presencial em 2022.1Caras e caros,

Esperamos que estejam todos bem.

Em respeito à comunidade do IH, e diante das dúvidas que vêm sendo manifestadas nos últimos dias, comunicamos que o próximo semestre de 2021.2, salvo decisão judicial superior e irrevogável, terá todas as disciplinas ofertadas em sistema remoto.

Estamos cientes dos trâmites movidos pelo Ministério Público e da determinação de retorno no dia 15 de novembro. Como já explicitado em parecer da própria reitoria, está sendo interposto recurso a essa imposição que atropela os procedimentos que vêm sendo adotados pela própria UFRJ, no gozo de sua autonomia institucional, pelo retorno gradual e seguro. O Instituto de História deixa claro, entretanto, que caso o recurso não seja acolhido, será priorizado o atendimento de todos os requisitos presentes no "Guia de Biossegurança, Diretrizes para o Retorno Presencial Gradual das Aulas Práticas e Trabalhos de Campo na UFRJ e Diretrizes para o Retorno Presencial Gradual da UFRJ". Além disso, serão também priorizadas as determinações do Conselho Universitário, discutidas e aprovadas em reunião de 28 de outubro de 2021, e todas as instâncias (Congregação, CAMMA, Funcionários e Áreas) serão chamadas à construção coletiva desse retorno.

No presente momento, e seguindo o princípio da autonomia universitária, o IH se prepara para voltar a ofertar todas as disciplinas de forma presencial em 2022.1, após a imunização completa de todos. Para tanto, os próximos meses serão de trabalho para a adequação de seus espaços para receber toda a comunidade de forma segura. Estamos em contato e contamos com o apoio de todas as instâncias da universidade, empenhadas em garantir a saúde e segurança de todos.

Em breve teremos um retorno gradativo de algumas atividades, especialmente as administrativas, em horários ainda a serem divulgados.

Estamos todos ansiosos pelo retorno presencial, mas estamos trabalhando para realizar esse retorno de forma segura, com os menores riscos possíveis à nossa comunidade. Contamos com o apoio e a compreensão de todos nesse processo.

Com os melhores cumprimentos,
Direção do Instituto de História