O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Warning: Creating default object from empty value in /var/www/html/components/com_content/views/category/tmpl/blog_item.php on line 45

Jul


2021

E-mail: | Curriculum Lattes
Professor colaborador voluntário do IH-UFRJ junto ao ProfHistória.
Professor Adjunto no Departamento de Ensino Superior no Instituto Nacional de Educação de Surdos (DESU/INES) para área de História e Educação. Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória/UFRJ). Historiador sob registro n.0000065/RJ, em 17/03/2021 Foi professor de História na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Doutor em História pelo PPGHC/UFRJ. Mestre em História História Política pelo PPGH/UERJ com bolsa Capes/DS. Foi Professor contratado do Colégio de Aplicação da UERJ/ CAp/UERJ e da Licenciatura em História da UERJ. Professor-tutor no curso de História da UNIRIO, pólo de Duque de Caxias. Pesquisador Associado do Laboratório de Estudo das Diferenças e Desigualdades Sociais -LEDDES/UERJ e Pesquisador do Laboratório de Estudos Africanos (LeÁfrica/UFRJ).


Warning: Creating default object from empty value in /var/www/html/components/com_content/views/category/tmpl/blog_item.php on line 45

Jul


2021

E-mail: marcus.bomfim@ufjf.br | Curriculum Lattes
Professor colaborador voluntário do IH-UFRJ junto ao ProfHistória.
Atualmente é Professor da área de Ensino de História da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FacEd/UFJF), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ProfHistória/UFRJ). Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015), Especialização em Ensino de História pelo CESPEB/UFRJ (2010) e graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007/2008). Foi um dos organizadores do livro Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de História (Mauad X, 2016) e do livro Formação docente e currículo: conhecimentos, sujeitos e territórios (Mauad X, 2021) e dos dossiês temáticos Aprendizagem histórica em questão (Revista História Hoje, 2020), Educação Patrimonial (Educação Básica Revista, 2018) e Ensino de História: diferentes enfoques e perspectivas (Educação Básica Revista, 2017). Atuou como Parecerista do Programa Nacional do Livro Didático (Anos Iniciais - História - 2017). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação, Currículo e Ensino de História (GEPACEH/UFJF/CNPq) cujo foco de estudos é problematizar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da História com base em uma abordagem discursiva inscrita na pauta pós-fundacional que interpela, simultaneamente, o Currículo, a Avaliação, a História e o Ensino de História como campos, mas também como objetos de pesquisa. Pensar o currículo, a avaliação, os processos de ensino-aprendizagem e a escola - ainda que não vinculados à disciplina História - também constitui o escopo de estudos e pesquisas do grupo. É Pesquisador e vice-líder do Grupo de Estudos Currículo, Conhecimento e Ensino de História (GECCEH/UFRJ/CNPq) e pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LEPEH/UFRJ/CNPq). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de História, Avaliação, Currículo, Didática da História, Aprendizagem histórica e Conhecimento Histórico Escolar. E-mail para contato: marcus.bomfim@ufjf.br


Warning: Creating default object from empty value in /var/www/html/components/com_content/views/category/tmpl/blog_item.php on line 45

Jul


2021

E-mail: | Curriculum Lattes
Professor colaborador voluntário do IH-UFRJ junto ao ProfHistória.

Sou licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense, possuo pós-graduação lato-sensu em História Contemporânea pela Universidade Cândido Mendes. Além disso, tenho os títulos de Mestre em Educação (2013) e Doutor em Educação (2018) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, trabalho como professor de História no Colégio de Aplicação da UFRJ e venho concentrando meus estudos nas áreas do Currículo e Ensino de História da Educação Básica, analisando livros didáticos, propostas curriculares, provas, entrevistas com profissionais do magistério, dentre outros materiais. Desenvolvi minha dissertação de mestrado sobre alguns bordões muito em voga na área da disciplina escolar História como "trabalhar com a realidade do aluno" e "formar cidadãos críticos", analisando suas relações com o conhecimento histórico escolar. Já minha tese de doutorado focou na análise de itens do ENEM e na investigação dos regimes de verdade produzidos nestas avaliações. Atualmente, venho mostrando interesse em desenvolver trabalhos que pensem sobre as relações entre História, Conhecimento Escolar, Verdade, Ensino dos Passados Sensíveis e Avaliação dentro das políticas educacionais nacionais.


Warning: Creating default object from empty value in /var/www/html/components/com_content/views/category/tmpl/blog_item.php on line 45

Jul


2021

E-mail: | Curriculum Lattes
Professora colaboradora voluntária do IH-UFRJ junto ao ProfHistória.

Bacharel e Licenciada em História pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense e Doutora em Educação pela a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Pernambuco, sob a supervisão de Durval Muniz de Albuquerque Junior (2017). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ nível 2, é professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRJ e do Programa de Pós-graduação em Ensino de História, Mestrado profissional - PROFHistória/CAPES/UFRJ. Integra o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História-LEPEH/UFRJ, o Laboratório do Núcleo de Estudos Curriculares - NEC da Faculdade de Educação/UFRJ e o Grupo de Pesquisa interinstitucional Oficinas da História. Desenvolve pesquisas sobre currículo nas áreas de Educação e História, com foco nos seguintes temas: ensino de história, docência, formação de professores, história do currículo e das disciplinas escolares, saberes docentes e conhecimento escolar. Integrou a diretoria da ANPUH entre 2005 e 2009 e exerceu a função de Diretora da Faculdade de Educação da UFRJ de 2008 a 2015.De 2018 a 2020 atuou como coordenadora adjunta nacional do Programa de Pós-graduação em Ensino de História-PROFHISTÓRIA da UFRJ/CAPES.


Warning: Creating default object from empty value in /var/www/html/components/com_content/views/category/tmpl/blog_item.php on line 45

Jul


2021

E-mail:  | Curriculum Lattes
Professora colaboradora voluntária do IH-UFRJ junto ao ProfHistória.

Graduada em História pela Universidade Federal Fluminense, mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Fez Pós-Doutorados na Howard University, 2001-2002 (EUA) e nas Universidades de Lisboa,/Agostinho Neto 2007-2008 ( Portugal-Angola),Universidade de Lisboa ISEG/CEsA, 2015, com bolsas CAPES. Atualmente é professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (UnB) e do Programa de Pós-graduação em Ensino da História (UFRJ). É aposentada como professora titular da Universidade de Brasília, onde lecionou História da África, de 1995-2018. Publicou livros e artigos com as seguintes temáticas: sociedades e culturas da época do comércio atlântico de escravos e as relações de gênero; formulação e problemas conceituais entre a História Atlântica e a História da África, com especial ênfase nos estudos da região da África Central Ocidental, Angola. Atualmente trabalha com temas relacionados a História e Literatura, as narrativas e as questões pós-coloniais; espaços urbanos africanos a partir dos recentes debates conceituais, como as teorias Sul da perspectiva das cidades africanas.

Topo