Recorde: Revista de História do Esporte é uma revista científica editada pelo "Sport": Laboratório de História do Esporte e do Lazer (Programa de Pós-Graduação em História Comparada/IH/UFRJ). Publica artigos que se debruçam sobre as práticas corporais institucionalizadas (esporte, educação física, dança, ginástica, capoeira, entre outras), bem como sobre as atividades de diversão/lazer, desde o ponto de vista das ciências humanas e sociais, especialmente da História.
A Revista Eletrônica do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ é um espaço de divulgação de trabalhos acadêmicos (ensaios, artigos, entrevistas e críticas) de autores nacionais e internacionais cujo principal tema é o judaísmo em suas múltiplas expressões. A idéia é publicar artigos nacionais e internacionais, que resultem de pesquisa original na área de estudos judaicos; entrevistas com personalidades do mundo público e do cenário acadêmico; resenhas de livros e filmes; ensaios e artigos de estudantes de graduação e de pós-graduação.
A revista alia os avançados recursos da tecnologia editorial com a continuidade renovada de sua sólida e bem sucedida tradição e permanece vocacionada a ser um pólo divulgador da produção historiográfica brasileira contemporânea. Topoi está aberta a todos os campos disciplinares, especialidades, períodos e temas históricos. E através do expresso convite à publicação ou da recepção espontânea de artigos e resenhas originais, pretende estimular os debates acadêmicos, publicando artigos, entrevistas, resenhas ou ensaios de crítica histórica acerca de diversas expressões da cultura.
Clique aqui para acessar o site.
A revista do TEMPO (Programa de Estudos do Tempo Presente) é indexada pela Capes/ME, lá os visitantes encontram material de pesquisa entre artigos, resenhas e relatórios, além de um vasto acervo documental referente aos temas centrais trabalhados por seus pesquisadores. O objetivo deste site é a divulgação do trabalho científico desenvolvido pelos professores, alunos e pesquisadores associados, de forma a tornar estreitos os laços entre a sociedade e o conhecimento acadêmico.
Clique aqui para acessar o site.