História Moderna

Doutora | Associada | PPGHIS | Curriculum Lattes
E-mail: biacatao@gmail.com

Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2000), com bolsa sanduíche em História pela Universidade de Coimbra. Realizou Pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais/ Universidade de Lisboa (2014). Atualmente é professor associado de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência de pesquisa/ensino na área de História, com ênfase em História Moderna e História da Colonização Portuguesa. As áreas de interesse são: práticas religiosas e sociais no espaço colonial português (séculos XVI- XVIII); Festas, cerimônias e rituais da Igreja Católica, Monarquia e oficiais mecânicos. Pesquisa e orienta principalmente nos seguintes temas: festas, irmandades, capelas, culto dos santos e religiosidades.

Doutor | Associado | PPGHIS | Curriculum Lattes
E-mail: carloszillercamenietzki@gmail.com

Graduado em Física pela Pontifícia Universidade Católica (1983), mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação (1988), mestre em Filosofia, Université de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1991), e doutor em Filosofia, Université de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1995). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: história da ciência moderna, história da Companhia de Jesus, história política de Portugal.

Doutor | Titular | PPGHIS | Curriculum Lattes
E-mail: jl.fragoso@uol.com.br

Possui graduação em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1990). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História econômica, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: colônia, império português, escravidão, história econômica das elites. Entre os prêmios: Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa (1991); Comenda da Ordem do Mérito Científico - Presidência da República (2010); Prêmio Jabuti - Ciências Humanas (2015).

Doutora | Adjunta | Curriculum Lattes
E-mail: liebel.seiziemiste@gmail.com
Dedicada à história cultural da Primeira Modernidade, Silvia Liebel é professora adjunta de História Moderna da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de atuar no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais. Sua formação compreende passagem pela Université Paris XIII (Sorbonne - Université Paris Nord), onde concluiu doutorado pleno (2011) sob a orientação de Robert Muchembled, e pela UFPR, onde cursou mestrado (2006), bacharelado e licenciatura (2004). Seus interesses de pesquisa giram em torno de mundos do impresso, gênero, absolutismo, violência e Iluminismo radical, com ênfase no cenário francês. Lidera o grupo de pesquisa do CNPq Cultura impressa na Europa moderna (séculos XVI a XVIII), é pesquisadora associada da Cia. das Índias (UFF) e membra do EUROPA - Núcleo de Estudos em Europa Moderna e Contemporânea. É autora, destacadamente, de Les Médées modernes. La cruauté féminine d'après les canards imprimés français (1574-1651) (PUR). (Texto informado pelo autor)

Doutor | Associado | PPGHIS | Curriculum Lattes
E-mail: williamsmartins@uol.com.br

Possui graduação em História pela UFF (1993), Mestrado em História pela mesma Universidade (1996) e Doutorado em História Social pela USP (2001). Em agosto de 2010 assumiu o cargo de professor adjunto de História Moderna do Departamento de História da UFRJ. Nesta instituição, ingressou também no corpo docente do PPGHIS. Entre 2009 e 2010 atuou no Programa de Mestrado em História da USS. Entre 2006 e 2008 foi professor substituto da UNIRIO e sub-coordenador do Curso de História da UGF. Entre 2002 e 2010, foi professor de História da UGF e das Faculdades Integradas Simonsen. Entre 1995-1997 e 2001-2002 foi professor de História da Rede Municipal do Rio de Janeiro, onde lecionou no ensino fundamental. Tem experiência no ensino superior de História, com ênfase em História do Brasil, nos períodos colonial e imperial e História Moderna. No que tange às atividades de pesquisa, já trabalhou com as seguintes temáticas: ordens terceiras no Rio de Janeiro colonial; festas religiosas no Rio de Janeiro do século XIX; modelos de santidade feminina na América portuguesa; e o Convento da Ajuda do Rio de Janeiro (1750-1822). Participa dos seguintes grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: Ecclesia - Grupo de Estudos de História do catolicismo (UNIRIO); Cia das Índias: Núcleo de História Ibérica e Colonial da Época Moderna (UFF); Antigo Regime nos Trópicos (ART-UFRJ) e Sacralidades (UFRJ).